25 de outubro de 2014

O Bullying.


Hoje iremos falar de um assunto que muitos já ouviram falar, mas é algo que mesmo sendo bastante conhecido é muito preocupante. Vamos explicar o que é BULLYING, as causas deste e como ajudar a diminuí-lo ajudando o próximo. Leia e faça o bem você também! 

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

bullying se divide em duas categorias: a) bullyingdireto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor.

Crianças e adolescentes quando sofrem bullying podem tornar-se adultos com baixa autoestima, com problemas de relacionamento e até mesmo adquirir um comportamento agressivo.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio. 

Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.


O isolamento social é uma das características do bullying indireto, comum entre as mulheres.
O isolamento social é uma das características do bullying indireto, comum entre as mulheres.
Segundo a ONG "Learn Without Fear" (Aprender Sem Medo), 350 milhões de crianças e jovens são vítimas de bullying anualmente em todo o mundo. O pediatra e um dos autores do livro "Diga não para o Bullying", Aramis Lopes Neto, aponta que atitudes violentas dentro da escola geram muita preocupação, pois interferem na formação do indivíduo e deixam sequelas, principalmente para as vítimas. No caso de Lídia, ela diz que o bullying contribuiu para diminuir sua autoestima e fazer com que tenha dificuldade em confiar nas pessoas e de se relacionar.

Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você, ajude aquele que sofre com esse problema. 

Separamos alguns vídeos contando histórias sobre o bullying. Assista-os! 

A história de Amanda Todd - Legendado Português


Bullying virtual



O garoto que superou o Bullying e cantou sobre isso (Bars & Melody) [B.A.M] LEGENDADO PT-BR



Mude seu comportamento, preocupe-se com o próximo, esforce para vencer o seu problema e vença-o para mostrar a todos que é melhor do que poderiam imaginar. Seja a diferença! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário